Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transgeneridades e Transexualidades – NeTrans

O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transgeneridades e Transexualidades (NeTrans/CNPq), fundado em 26 de abril de 2018 e certificado pelo CNPq em 31 de julho de 2018 é oriundo da articulação acadêmico-política de pesquisadoras travestis, alunas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É um grupo de pesquisa filiado ao Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina e inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

Para além da luta continua pelo acesso, permanência e o acolhimento de estudantes de graduação e pós-graduação – que se reconhecem como travestis, transexuais e transgêneros – da UFSC em espaços de poder, não mais como “objetos de estudo”, mas como sujeitas/os políticas/os de suas próprias histórias e trajetórias, oportunizando a estas pessoas visibilidade, vez e voz, o NeTrans tem como objetivos:

1. Pensar e produzir conhecimentos, saberes e práticas sobre Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades de forma interdisciplinar, reivindicando o reconhecimento a pesquisadoras/es travestis e trans;
  2. Promover reflexões e ações que não se encontram nas produções acadêmicas hegemônicas, com a finalidade de elaborar epistemologias do Sul sobre essas práticas;
  3. Promover a pesquisa acadêmica em todas as áreas e disciplinas relacionadas aos Estudos Trans e Travestis;
  4. Facilitar o intercâmbio de ideias e diálogo entre pessoas e instituições envolvidas na investigação sobre os Estudos Trans e Travestis;
  5. Incentivar a publicação e divulgação de trabalhos acadêmicos e artísticos, de Estudos Trans e Travestis e assuntos relacionados, bem como de fontes primárias;
  6. Organizar reuniões, encontros e conferências sobre Estudos Trans e Travestis em âmbitos regionais, nacionais e internacionais;
  7. Promover e estimular a troca de informações e reflexões sobre aspectos de interesse histórico, cultural e contemporâneo sobre os Estudos Trans e Travestis;
  8. Promover uma    rede    de    pesquisadoras/es    interessadas/os    no    ensino    de Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades;
  9. Estabelecer parcerias, intercâmbio e convênios com entidades nacionais e internacionais.

O núcleo possui cinco linhas de pesquisa:

• Corporalidades, interseccionalidades e violências;
  • Dissidências de gênero, educação e relações étnico-raciais;
  • Estudos culturais, arte e representação;
  • Saúde, direitos sexuais e reprodutivos;
  • Trabalho, políticas sociais e direitos

Para além das reuniões quinzenais, entre as diversas atividades do NeTrans até agora desenvolvidas, destacamos a reunião com o reitor da UFSC e as entrevistas com a cientista social australiana Raewyn Connell, com a bióloga colombiana Brigitte Baptiste e com a psicanalista brasileira Letícia Lanz, pessoas trans de prestígio e renome.

Um segundo destaque importante foi a realização do I Seminário TRANS*FERIDAS: Desterriotorializando o corpo acadêmico, organizado e promovido pelo NeTrans na UFSC, onde nossos/as pesquisadores/as apresentaram suas pesquisas.

Página no face: https://www.facebook.com/netransufsc/