Sobre a CDGEN

A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN) é um setor vinculado à Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi criada durante a gestão do Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo com o objetivo de estabelecer políticas de enfrentamento à LGBTfobia e violência contra a mulher, na luta pela promoção dos direitos da população universitária LGBTQI+ e mulheres vítimas de violências. A CDGEN está localizada no térreo da Reitoria 1 (Florianópolis), em frente à PRODEGESP.

A história da logo da CDGEN

A CDGEN- PROAFE tem entre seus objetivos (concentra sua energia para) mudar as situações de preconceito, discriminação e violência(s) de gênero no âmbito da UFSC, minimizando seu impacto no cotidiano da comunidade universitária, contribuindo para um viver harmônico e saudável.

Em 2017, na busca por uma logo que a identificasse, pensou-se no Cata-vento.

Por que o cata-vento?

Porque ele sugestiona movimento.  Ao girar ele produz energia capaz de mudar diferentes situações.

As diferentes cores representam a diversidade sexual humana.  O círculo rosa e azul que repousa sobre um fundo branco representa a transexualidade.

Encomendamos a imagem do cata-vento ao artista plástico Luciano Martins que a concebeu na totalidade, doando-a para UFSC, a quem agradecemos pelo gesto.

Quando recebemos a arte vimos que o artista tinha criado um coração e um rostinho. Gostamos muito da criação e, na nossa interpretação, o rostinho no centro do cata-vento representa a pessoa humana. O coração representa a amorosidade e o respeito que se deve buscar nas relações humanas.